quarta-feira, 15 de julho de 2015

Imagem corporal ≠ saúde - Body Image ≠ Health!

Existe uma coisa no mundo, algo que é colocado na nossa cabeça desde quando somos pequenos, que passa despercebido no nosso dia-a-dia e que nós achamos comum: relacionar a imagem no corpo, o fato de estar acima do peso, ou de ser magro, com a saúde. Bom, não é bem assim que funciona!

Hoje vou entrar num lado pessoal, algo que não falei abertamente, por receio, por não estar preparada, mas agora sim me sinto pronta para falar abertamente sobre isso, porque afinal, nós podemos aprender com o erro dos outros, e eu não desejo de forma alguma que NINGUÉM erre da mesma forma que eu errei comigo mesma.

Em suma: no final de 2014, resolvi que deveria emagrecer (realmente eu estava comendo muito mal, só besteira etc), só que eu queria, como todo mundo, um resultado rápido! Para isso, eu cortei minhas calorias pela metade! Como uma bola de neve, isso começou a passar de uma dieta, para inicialmente um ciclo de restrição > compulsão alimentar > arrependimento e tentativa de compensar (uso de medicamentos laxativos e/ou restrição máxima de calorias no dia seguinte). Depois de um tempo nessa situação, não quis mais manter esse ciclo, mas ao invés de parar de restringir, eu fui pior, restringi ainda mais. A verdade é que eu já não estava mais vivendo, parece exagero, mentira, mas é a realidade de quem está com anorexia. Cada pedaço de qualquer alimento que eu ingeria era minuciosamente contada as calorias, lembro-me de contar caloria da salsinha que eu usei para temperar uma salada uma vez. As pessoas elogiavam: "Nossa como você emagreceu! Parabéns!"; "Realmente agora sim você está saudável". Mal sabiam que eu estava vivendo o maior inferno que eu pude enfrentar.

Momentos ao lado de pessoas que amo não foram aproveitados, porque a única coisa que eu conseguia fazer era pensar nas calorias ingeridas, planejar as próximas refeições (até mesmo da semana seguinte), me pesar, fazer contas de quanto eu poderia comer para emagrecer mais rápido. E isso foi crescendo e crescendo até um ponto que eu cheguei a ingerir 200~300 kcal por dia. Sempre com frio, sem força ou fôlego para fazer qualquer coisa, medo de eventos (por exemplo reuniões de família, pois eu não queria comer e não queria que me obrigassem), comecei a isolar de amigos e família, pessoas ao meu redor, depressão.

Quando eu finalmente percebi o que estava acontecendo (demora muito e isso é algo que tem que ser trabalhado diariamente, pois o nosso psicológico é muito forte, e voltar a ter pensamentos negativos é muito fácil), eu vi o quão magra eu estava, e pela primeira vez me olhando no espelho pude ver meus ossos aparentes, minha pele sem cor, sem vida, o quanto de cabelo eu tinha perdido, o quão fraca eu estava. E isso vale a pena?! NÃO!

O motivo principal desse post é alertar, quero que todos entendam que o padrão estético que é imposto para a gente é errôneo! Eu acima do peso era mais saudável do que eu magra. É errado começar a emagrecer com o pensamento de "Quero ser magra que nem ___!", nossos corpos são diferentes e não tem porque se maltratar para ser alguém que você não nasceu para ser! O pensamento é: AME-SE! Você é assim, aceite quem você é! Dê ao seu corpo nutrientes SIM, coma de forma consciente, vegetais e blablabla, mas saia e coma uma pizza também! Dê nutrientes para o seu corpo e momentos para a sua vida, ninguém deve ser prisioneiro de um padrão de estética, a vida é muito além de tudo isso!

Resumindo, pare de correlacionar o fato de não ter o corpo da capa da "Boa Forma" e achar que por isso você não é saudável, ou bonito suficiente. Pare de achar que a pessoa magra está com a saúde melhor do que aquela pessoa que está mais acima do peso, isso além de errado pode ser preconceituoso, porque tem tanto pessoas magras que comem junk e não engordam quanto pessoas acima do peso que tem a melhor alimentação do mundo e não emagrecem, e tem pessoas magras que se auto flagelam para estar dessa forma! Cada corpo é um corpo!

Desculpem o post longo.
Espero que com isso vocês possam desviar de cair na mesma armadilha que eu.

<3




-------------------------------------------------------------------------------------------------


There's something in our society that bother me: the fact that we think that the body image = health, and this is not how it works!

Today I'll enter on my personal life, I never talked about that for everyone, but today I feel confident to talk about that, to help others through my mistakes.

Summarizing the history: By the end 2014, I put in my mind that I had to gat fit (I was eating tons of junk food, and not exercising at all), but, just like any other people, I wanted to get fit faster! I cut my calories intake in half, and just like a snowball this went from a simple diet to a circle of restrict calories > binge > regret > purge (using laxatives) After a month or two in this situation, I stoped the binges, but I decide to restrict even more. The truth is, I wasn't living anymore, I was spended my days counting calories, thinking about what I would eat in the nexts meals (even the lunch of next week). Every little piece of food I count the calories and macros (I remember count the calorie of the cinnamon I add to my half of banana). People talked "OMG! You are so skinny, so health and beautiful" "Congrats, you look great!". But they didn't know I was passing through the hell of my life.

I didn't enjoy any of my moments aroud people I love because the only thing I done was counting my calories and weight myself and plan my next meal. I became so neurotic that in the worst part of my anorexia I used to eat 300 calories maximun a day. Always cold, fatigue, fearing reunions cause I didn't want to eat, isolating from friends and family, depression.

When I finally figure out what was going on with me (take a long time and I still working on that cause self love is hard and our mind is powerful), I saw how much damage I was, loking on the mirror and seeing my bones, my skin with no collor, how much hair I've lost. This woth it? NO WAY!

The real reason why I'm doing this post is to alert all of you, making you understand that beeing skinny doesn't mean you are a healthy person. Me on my heaviest wheight was so much healthy that me on my lowest! Stop thinking that the skinny person is healthier that the other one that weight more. We have different bodies, no one is equal and that's why the nature is perfect, that is what make us unique! Do not hurt yourself to look like someone else, be health and nourish you body, but enjoy some moments eating pizza, hanging out with the ones you love. Life is so much more than be on the "beauty pattern"! LOVE YOURSELF!

Sorry for the long post, hope that you've learn from my mistakes and never fall on the same trap I did!
Send you all the love, thanks.
Xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário